Você está visualizando atualmente 5 desafios que as PMEs enfrentam antes de crescer

5 desafios que as PMEs enfrentam antes de crescer

Empreender, principalmente no Brasil, não é uma tarefa fácil. Quem está iniciando no mercado enfrenta muitos desafios até crescer e se consolidar. É preciso competir com grandes nomes, que já possuem larga experiência, além de disputar outras PMEs.

É o verdadeiro caminho das pedras. Mas para superar tantos desafios é preciso dominar ferramentas que são fatores essenciais para subir os degraus do sucesso. Quem tem pleno conhecimento em ferramentas de gestão leva a empresa a outro patamar.

Por outro lado, há ainda pequenos empresários que desconhecem estes desafios, o que se torna uma barreira muito grande para crescer. Neste conteúdo, separamos os principais desafios que impedem as PMEs de crescer rapidamente. Acompanhe com atenção os principais desafios que as PMEs precisam superar!

1 – Aprimorar a experiência da equipe

Encontrar equipe qualificada para elevar o potencial da empresa é um desafio constante e que impacta diretamente na vida útil da empresa. Em alguns casos, esse fator acaba sendo esquecido pelo pequeno empresário, uma vez que se concentra mais na questão financeira da empresa.

Contudo, se não há investimento em equipe, fica difícil garantir um desenvolvimento sadio do negócio. Então o segredo está no investimento em atração, motivação, capacitação e retenção de talentos.

Com uma equipe altamente qualificada de prontidão, o gestor pode pensar em estratégias com foco em metas e objetivos para ajudar a empresa trilhar no caminho certo.

2 – Volatilidade tributária e burocracia

São dois pontos que precisam estar juntos neste texto. Pois ambos trazem uma dor de cabeça imensa para o dono de PMEs. A alta burocracia brasileira é, sem dúvidas, uma pedra no sapato do pequeno empreendedor. Tanto que a maioria desconhece a quantidade de documentos, processos e exigências envolvidos apenas na abertura de uma empresa.

Por outro lado, a carga tributária do Brasil é uma das maiores do mundo. No ano de 2015, a carga tributária representou mais de 32% do PIB brasileiro.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Catho, cerca de 51% da pequenas e microempresas recém-abertas afirmam que os altos tributos são responsáveis pelo atraso do desenvolvimento do negócio.

Além disso, a volatilidade tributária também desafia os pequenos empresários com pouca experiência. A cada ano surgem novas mudanças, novas exigências e regulamentações.

Justamente por isso que é primordial que o empresário conte com a ajuda de um bom contador que fique atento às modificações e às complexidades de cada uma.

3 – Definição de plano de negócio

Esse também é um ponto primordial que deve ser levado em conta quando a empresa ainda está no papel. O plano de negócio é um planejamento que irá definir toda a história da empresa.

Onde você quer chegar? Em quanto tempo? Quais objetivos quer alcançar? Qual apoio você precisa para conquistar todos eles? Quanto precisa investir para isso?

Todas essas questões precisam ser respondidas com clareza e convicção, pois irão definir o futuro do negócio. O plano de negócio precisa existir, ser monitorado, atualizado e revisto sempre que possível. É como se fosse um norte para o pequeno empresário chegar onde quiser.

4 – Garantir a fidelização de clientes

A maioria dos pequenos empresários imagina que crescimento é sinônimo de quantidade, o que é um erro muito grande. Vale muito mais trabalhar a fidelização dos clientes do que investir o triplo na conquista de novos e no final das contas alcançar uma porcentagem mínima que não garante nem mesmo o ROI.

É frustrante ver que seu investimento não está garantindo lucro e isso é um dos motivos que leva muitas empresas a fecharem as portas antes mesmo de dar o primeiro passo para o desenvolvimento.

5 – Gestão financeira e contábil

Atingir a estabilidade financeira do negócio é um dos objetivos pretendidos entre as novas empresas. É um fator que consolida o negócio, evita quedas de evolução e auxilia no desenvolvimento de estratégias focadas em cada setor da empresa.

No entanto, é um objetivo difícil de ser atingido, caso o empresário não tenha noção de gestão de finanças.

Nesse caso, a automação pode ser uma solução para ajudar nas questões mais complexas como o financeiro, fiscal, gestão de clientes e gestão de compra e venda. Já pensou em ter um sistema de gestão que cuide de todos esses principais desafios, de forma totalmente automática, rápida e prática?

O gestor pode focar em outros pontos de atenção como investimentos e definições de estratégias, enquanto o sistema cuida de todo o trabalho duro.

Então você precisa conhecer a Voti – Gestão Inteligente. Com este sistema de gestão online, você pode extrair informações relevantes sobre a saúde financeira da sua empresa, controlar o fluxo de caixa, gerenciar contas a pagar e receber de forma descomplicada, emitir notas fiscais sem burocracia, controlar estoque, fazer a gestão de vendas e ainda obter relatórios completos de tudo.

Sua empresa também é impactada por estes desafios comuns entre as PMEs? Conheça a Voti e saiba como podemos te ajudar a crescer!