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5 fatores que impulsionam a retenção de clientes

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  • Post publicado:16/02/2019
  • Categoria do post:Clientes

Sem dúvidas, aumentar o potencial de retenção de clientes é a melhor forma de garantir a longevidade do negócio. Se os clientes costumam comprar e não voltar mais, algo está errado. Além de não ajudar na previsibilidade de receita, significa que o produto ou serviço não está atendendo às necessidades dos clientes.

Dessa forma, se uma empresa vive dedicando esforços e investimentos na aquisição de novos clientes, há muito custo em jogo. Atender clientes fidelizados é muito mais barato do que investir na aquisição de novos.

Além disso, há grandes chances de um cliente fidelizado indicar a sua empresa para outras pessoas. Resultado? Muito mais faturamento e consolidação do negócio no mercado com mais agilidade.

Quer conhecer algumas dicas que funcionam sobre retenção de clientes? Acompanhe logo a seguir!

1 – Identifique porque você perde clientes

Antes de mais nada, é importante identificar quais são os fatores que fazem com que seus clientes não voltem. Faça até mesmo uma pesquisa com antigos clientes, a fim de solucionar essa dúvida.

A partir dessa análise aprofundada, é possível identificar falhas de atendimento, aprimorar discursos de vendas e alinhar a segmentação de clientes. Talvez, seu produto ou serviço, seja destinado a um público diferente do que você está tentando alcançar.

2 – Trabalhe estratégias baseadas na jornada do cliente

A jornada do cliente é uma série de etapas que o cliente passa antes de adquirir o produto ou serviço, durante a experiência e após a aquisição. É muito importante ter total atenção a esses aspectos, pois isso garantem a fidelização de clientes.

Vale ressaltar que a jornada do cliente possui 3 etapas fundamentais:

• Expectativa: o que ele espera após adquirir o seu produto ou serviço;

• Experiência: o que seu produto ou serviço agregou de benéfico à vida do consumidor;

• Satisfação: valor agregado ao seu produto ou serviço aos olhos do cliente.

Um cliente satisfeito é um cliente fidelizado, e um cliente fidelizado significa que sua empresa está de fato atendendo a todas as expectativas do consumidor. Uma vez que a empresa conhece o perfil de clientes tem mais chances de aumentar as vendas com estratégias mais assertivas.

3 – Foque na experiência do consumidor

Agora que você já compreendeu a importância de atender aos requisitos dos consumidores, vale a pena investir esforços na etapa de experiência do cliente. Para se aprofundar mais nessa etapa é interessante que o responsável faça pesquisa de satisfação e explore a jornada que o cliente teve após adquirir seu produto ou serviço.

Sendo assim, você consegue ter uma visão mais abrangente sobre o que deu errado e o que está funcionando. Essa prática ajuda também a implementar novas estratégias, a fim de atingir o que está faltando para tornar o seu negócio um sucesso.

Ainda falando da experiência do cliente, é importante oferecer um canal de comunicação em tempo real para que o cliente se expresse ou peça ajuda.

4 – Não esqueça do pós-venda

Após realizar uma compra o cliente nunca quer ser esquecido. Portanto, invista no pós-venda, pois dessa forma há maiores chances de o cliente retornar a sua empresa. Vale a pena investir também em treinamento de equipe para que os colaboradores saibam lidar tanto com críticas quanto com elogios.

Tudo deve ser documentado para posteriores tomadas de decisões.

5 – Ofereça mais por menos

Essa é uma estratégia de marketing que sempre funcionou e continua a funcionar em empresas de todos os segmentos. Se você identificou que possui clientes antigos e fiéis, por que não dar descontos para eles? Ou o que acha de desenvolver um módulo promocional destinado a esse público? Um cupom de desconto também pode ser um bom motivo para o cliente retornar para sua base de contatos.

Os clientes gostam de se sentirem especiais e é papel da empresa entregar esse valor. Além de garantir altos níveis de satisfação, é possível compreender o comportamento do consumidor, uma métrica importante para desenvolver novas ações.

Agora que você sabe como melhorar a retenção de clientes e a importância disso para a saúde financeira do seu negócio, o que acha de trabalhar sua gestão de forma mais inteligente?

Voti é um sistema de gestão inteligente que armazena dados de compras e vendas de forma prática e fácil de visualizar. Assim você consegue elaborar relatórios completos que irão te ajudar no planejamento de retenção de clientes.

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