Desconto é algo que faz sentido para que o cliente leve mais produtos, além do que ele realmente precisa. Mas chega um determinado momento em que dar descontos demais pode trazer prejuízos para a empresa.

Estabelecer estratégias de descontos deve ser esporádico, levando em conta a atração de novos clientes. Quando isso começa a acontecer frequentemente pode deixar um rombo enorme em seu faturamento.

Sem contar que a maioria dos clientes te verão apenas como uma empresa que facilita, ou seja, não terá outro posicionamento e acostumará o cliente com o mais barato. Se por ventura, você decidir aumentar os preços, perderá clientes.

Mas será que há formas de fugir do famoso desconto? É possível sim sair desse cenário. Para isso, separamos algumas dicas que podem ser úteis quando você perceber que tudo saiu do controle. Confira!

Como parar de dar descontos transformando a percepção do cliente?

Quando queremos atingir um objetivo, como por exemplo um posicionamento, temos que educar os clientes para que eles tenham a ideia sobre o que estamos vendendo.

O posicionamento é um fator importante nesse caso. Qual o valor agregado ao seu produto ou serviço? O que sua empresa entrega ao cliente além do produto ou serviço? Ao invés de estabelecer estratégias que apelam para qualquer tipo de desconto, experimente entregar algo a mais.

O cliente precisa perceber que o valor cobrado é justo pelo serviço ou produto que está sendo ofertado. Dessa maneira, fale  mais sobre sua oferta, mostre os benefícios e vantagens que o cliente terá em escolher o que você quer vender.

Qual é o diferencial que ele não encontrará na concorrência? Talvez isso seja o ponto de partida para a geração de valor na sua oferta.

Se o cliente quer desconto, ele pode até pesquisar e encontrar na concorrência. Mas se ele quer gerar resultado e resolver algum tipo de problema, terá que escolher e comprar de você.

Foque em qualidade

O foco na qualidade também é uma excelente estratégia para driblar o desconto. A maioria das pessoas que compram somente por causa do desconto, não levam em conta a qualidade e sim a economia. Por outro lado, quem opta por qualidade, sabe que o mais barato nem sempre atende às expectativas.

O cliente que vem por preço, também vai embora por preço. Mas o cliente que vem pela qualidade permanece.

Dessa forma, você já sabe que tem uma fatia de público que prioriza a qualidade e da mesma forma valoriza o produto ou serviço que estão adquirindo.

Se você quer reverter a situação e parar de dar desconto, precisa transformar o processo de sua empresa, a fim de gerar qualidade em tudo e transparecer isso para o cliente.

Tanto o atendimento e a entrega do produto, quanto o pós-venda precisam ser focados na qualidade. Isso aos poucos irá se transformar em um diferencial competitivo no mercado e isso é um valor enorme que dispensa descontos.

De olho no faturamento e no lucro

A lucratividade da sua empresa é suficiente para que você atinja seus objetivos?

Se colocar em prática as ações que mencionamos acima, não haverá mais a necessidade de dar descontos. Depois dê uma olhada que poderá ser de grande utilidade para você neste momento.

Faturar 1 milhão de reais por ano não quer dizer que você tem lucratividade e nem que o seu negócio é rentável. Se não houver um controle rígido sobre as despesas, esse número pode ser irrelevante.

Nesse cenário, é melhor faturar 70mil e ainda obter um lucro de 10mil do que ter um faturamento altíssimo de 1 milhão, porém obter prejuízos.

Procure uma estratégia que possa dar uma visão mais assertiva ao gestor sobre a saúde financeira da empresa. Hoje a estratégia de “vender a qualquer custo” não funciona mais.

Com a alta competitividade do mercado, se destaca aquele que apresenta diferenciais. Vende mais aquele que oferece vantagens, benefícios, soluções e acima de tudo, qualidade.

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